quarta-feira, 14 de março de 2007

Salvando o HD

Sim, é isso mesmo que está escrito no título, eu não estou bêbado não! Quem lê muito sobre hardware já deve ter ouvido essa história, mas pra quem ainda não tinha visto essa, ai vai o meu relato pessoal.

Já aconteceu do seu HD parar de uma hora pra outra, não ser reconhecido mais pelo micro ou fazer barulhos estranhos? Então existe a grande possibilidade de haver algum dano na superfície de gravação dele.

Tenho vários HD’s parados no serviço por inúmeros problemas, mas precisava salvar dados importantes de alguns e como não encontrava nenhuma solução plausível, resolvi tentar a técnica ninja de congelamento de HD’s.

Vamos explicar a metodologia do negócio:


1. Pegue o HD e coloque num saco plastico, tipo esses de alimentos congelados, e feche bem o lacre.

2. Coloque no freezer ou congelador por uma hora.

3. Tire o HD e conecte-o ao PC como drive secundario, deixe o fora do gabinete para ganhar tempo.

4. Enquanto ele ainda estiver frio, copie os arquivos para o HD principal.

Quando o HD volta a temperarura normal os problemas também voltam então se não deu para copiar todos os arquivos, repita tudo de novo até terminar.

Segundo alguns sites que eu andei consultando antes de tentar essa doideira, embora pareça um procedimento sem sentido, há uma explicação simples para a técnica do freezer. Quando o problema consiste num dano leve na superficie do HD, o congelamento provoca a retração da área afetada, assim, o disco que não pode ser lido em temperatura ambiente passa a aceitar a leitura enquanto congelado. Por isso dependendo do problema o freezer não vai ajudar em nada, como por exemplo queima da controladora, pane na cabeça de leitura e gravação, etc.

Pelo menos em um dos HD’s que eu tentei deu certinho, deu tempo de copiar tudo pro HD principal e depois parou de vez.

A parte mais difícil desta técnica é explicar pra tiazinha que trabalha na cozinha como copeira, porque você está enfiando um HD na geladeira e porque ela não deve mexer nele.

Nenhum comentário: