quarta-feira, 14 de março de 2007

qual é o melhor serviço de e mail

Gmail, Yahoo! ou Windows Live Mail: qual é o melhor serviço de e-mail?

Yahoo! e Microsoft preparam novidades para tentar concorrer com serviço do Google; testes apontam qualidades e problemas: Yahoo! Mail está incompleto e oferece 50% menos capacidade; Windows Mail é lento e incompatível

Bruno Sayeg Garattoni

Em outubro, o Yahoo! promete liberar para todos os internautas seu novo serviço de e-mail – é uma tentativa de tomar espaço do Google, cujo serviço Gmail conquistou a internet, e barrar o avanço da Microsoft, que já está operando, ainda em teste restrito, a nova geração do Hotmail, batizada de Windows Live Mail. Mas qual desses e-mails é o melhor?

Os três serviços são do tipo webmail, ou seja, rodam dentro do navegador. Até o lançamento do Gmail, a maioria das pessoas não usava webmail – preferia optar por programas de correio eletrônico, como o Outlook Express. Isso porque os webmails eram lentos e tinham capacidade bem limitada (abaixo de 10 megabytes).

O Gmail mudou isso – já chegou dando 100 vezes mais espaço para as mensagens – 1 GB (hoje são 2,7 gigabytes) – e trouxe uma interface gráfica baseada na tecnologia AJAX (Asyncronous JavaScript and XML), muito mais veloz. Com os webmails antigos, a cada vez que você dava um comando, como apagar uma mensagem, o seu navegador precisava recarregar a página toda – o que, mesmo com uma conexão de banda larga, é demorado.

Os novos webmails do Yahoo! e da Microsoft imitam, em tudo, o Gmail: ampliaram sua capacidade e também usam AJAX.

Mas será que esses serviços, que foram testados pelo Link em janeiro e naquela época não fizeram frente ao Gmail (www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=6031), conseguiram evoluir o bastante para competir em pé de igualdade?

YAHOO: VISUAL CAPRICHADO
O Yahoo! Mail é o mais capacitado para o desafio. Ele manteve suas principais qualidades e ficou bem mais rápido – agora, tem quase a mesma agilidade do Gmail, ou seja, já pode ser usado no dia-a-dia (o Windows Live Mail continua perceptivelmente mais lento).

A interface gráfica do Yahoo! é a mais radical, pois copia fielmente o visual do Outlook Express. A imitação é tão bem-feita que, à primeira vista, nem parece que você está usando um webmail – parece um software “de verdade”.

No Yahoo! Mail, você pode arrastar as suas mensagens de uma pasta para outra (ou para a lixeira) e dar comandos usando o botão direito do mouse – que, quando clicado, mostra atalhos para as funções mais relevantes (criar uma pasta, imprimir a mensagem aberta etc.). O Gmail não permite essas coisas.

Tanto o serviço do Google quanto o do Yahoo! aceitam atalhos de teclado, que facilitam bastante a vida de quem usa muito o e-mail. Mas, nesse quesito, o Yahoo! Mail é melhor: quando você o acessa pela primeira vez, ele já pergunta se você quer ver a lista de atalhos de teclado. No Gmail, é preciso fuçar no menu de Ajuda.

Além disso, o Yahoo! é multitarefa, ou seja, você pode manter várias mensagens abertas ao mesmo tempo – dá para consultar um e-mail enquanto escreve outro, por exemplo.

O Gmail também permite fazer isso, mas é preciso recorrer a um truque (abrir outra janela do navegador e acessar novamente a sua caixa de entrada).
Um diferencial bacana do Yahoo! Mail são os “endereços descartáveis”, que são ideais para evitar spam (propagandas indesejadas). Quando você é obrigado, por exemplo, a fornecer seu e-mail para se cadastrar num site, pode gerar um endereço eletrônico novo no próprio painel do Yahoo! – e aí, se começar a chegar muito spam nele, você simplesmente cancela o endereço.

É um recurso bem útil. Mas, quando você tenta acioná-lo, o Yahoo! Mail sai da interface gráfica nova, baseada na tecnologia AJAX, e exibe uma tela com o visual antigo, totalmente diferente.

Isso acontece porque o serviço está incompleto. Várias partes dele, como o recurso de calendário e os menus de configuração, ainda não usam a tecnologia AJAX. Isso confunde o usuário. O Yahoo! diz que, no lançamento, as falhas estarão corrigidas.

O Yahoo! Mail ocupa a sua tela com anúncios – o maior deles é um banner grande, que ocupa aproximadamente 20% da tela de um monitor de 17 polegadas (mais comum hoje em dia).

O Gmail também mostra propagandas, mas no formato de texto – no Yahoo!, você é obrigado a aguentar um banner animado, que pisca. Fique atento a um detalhe. No Gmail, os anúncios são relacionados ao conteúdo dos seus e-mails – que os robôs do Google lêem e analisam.

Isso interfere com a sua privacidade. Já no Yahoo!, as propagandas exibidas são genéricas (ao menos por enquanto).

A capacidade do serviço é de 1 gigabyte, muito menor do que a oferecida pelo Google (2,7 GB) e pela Microsoft (2 GB).

1 gigabyte é bastante espaço – mas, para quem recebe e envia e-mails com fotos, músicas e outros arquivos grandes, não é o suficiente. Além disso, como você tenderá a manter a mesma conta de e-mail por vários anos (ou até pela vida toda), o ideal é ter o máximo de capacidade possível.

Por isso, o Yahoo! Mail ainda é uma escolha bem inferior ao Gmail. Mas e o novo serviço da Microsoft, que promete 2 GB de espaço para mensagens?

NOVO HOTMAIL
O Windows Live Mail ainda não está aberto para todo mundo. Você precisa primeiro se cadastrar no Hotmail (www.hotmail.com) e depois solicitar um “convite” no site ideas.live.com.

O Gmail segue um esquema parecido – você só pode se cadastrar nele se receber um convite. No Japão, na Austrália e na Nova Zelândia, o serviço já está totalmente liberado, ou seja, funciona sem o convite.

Mas o Google “não tem previsão” de quando essa liberação chegará ao Brasil.

Existe um ponto importante. No Gmail, você pede o convite a outro usuário (cada pessoa pode convidar 100 amigos, e existem até sites em que as pessoas trocam convites).

Já no Windows Live Mail, quem libera ou não o uso é a própria Microsoft – que não informa os critérios adotados para escolher quem vai ter acesso ao serviço. O repórter do Link, passando-se por usuário comum, fez o pedido. Quatro dias depois, o convite ainda não tinha chegado. Quer dizer: o Windows Live Mail não é para todo mundo.

A segregação continua na escolha do navegador. A Microsoft diz que seu serviço é compatível com o navegador Firefox, maior concorrente do Internet Explorer. Isso não é totalmente verdade: com o Firefox, você não consegue redimensionar as colunas da tela, por exemplo (coisa que facilitaria a leitura dos e-mails). O Windows Live Mail também mostra uma propaganda bem grande, que pisca na tela e incomoda bastante.

Nesse quesito, ele é ainda pior que o Yahoo!. Além do banner, você é obrigado a aceitar um rodapé publicitário, de uma linha, que vai anexado a todos os e-mails que escrever.

Além disso, o serviço da Microsoft não oferece acesso via POP3 (para você baixar seus e-mails e guardar uma cópia de segurança no disco rígido do micro) nem redirecionamento de mensagens. Quer dizer: ao optar pelo Windows Live Mail, você fica totalmente dependente, com seus e-mails presos para sempre dentro dele.

O Gmail e o Yahoo! Mail fazem redirecionamento automático, ou seja, se um dia você quiser trocar de webmail, não perderá as mensagens que forem chegando à sua conta antiga.

Outro problema do webmail de Bill Gates é que ele não agrupa as mensagens relacionadas – coisa que o Gmail faz.

Se você manda uma mensagem com a linha de assunto “reunião”, por exemplo, e depois os seus colegas respondem, o Gmail junta todos os e-mails num só item.

O Windows Live Mail e o Yahoo! não fazem isso, ou seja, a sua caixa de entrada fica muito mais poluída e difícil de usar.

O Windows Live Mail permite arrastar mensagens com o mouse, tem um bom calendário e importa automaticamente a sua lista de contatos do mensageiro MSN, o que é ótimo.

Mas tecnologicamente o Gmail é superior, pois nele o chat é integrado à tela de e-mail – e, se você quiser, salva automaticamente transcrições de todos os bate-papos.

Quer dizer: em recursos, agilidade e, principalmente, liberdade para o usuário, o Windows Live Mail também fica atrás do Gmail. A Microsoft é a mais atrasada, mas tanto ela quanto o Yahoo! ainda precisam melhorar bastante para enfrentar o e-mail do Google.

Confira a ficha técnica dos webmails

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