quinta-feira, 15 de março de 2007

Gmail o conceitro em webmails

E-mails passaram a ter conceituação diferente a partir de 1º de Abril de 2004. Até então, encontrávamos webmails com menos de 10MB e utilizadores fiéis do Outlook Express. A falta de espaço e de recursos tornava essa prática pouco reconhecida. E foi o Google quem quebrou o gelo e mostrou o que é inovar.

Estava lançado o maior e mais completo webmail do mundo. O Google Mail surgiu para acabar com os problemas de espaço para armazenagem de dados e pra unificar facilidades até então dispersas. Seu 1GB de lançamento estava lá para provar tudo.

Gmail

Um serviço de correspondência eletrônica em fase Beta, com a cara do Google: interface limpa e leve, mais rápido no carregamento, com agilidade no envio e no recebimento, busca interna eficaz (até parecia ser coisa do Google) e muitas outras funcionalidades desconhecidas para muitos.

Apelidado de Gmail, simplesmente, chegou para acabar com pastas dentro de e-mails, utilizando-se de labels (ou marcadores). Trouxe consigo os filters (ou filtros), que organizam o conteúdo automaticamente. Filtro anti-spam de alta eficiência é característica marcante do serviço. Busca avançada, tips (dicas) discretas, feeds internos, sistema de arquivamento e união de conversas, atalhos no teclado… O Gmail é muito mais que um simples Webmail, ele é praticamente um software que roda no seu browser.

Muita gente desconhece capacidades do serviço. Sabia, por exemplo, que você pode enviar um e-mail para usuario@gmail.com ou para usuario@googlemail.com ou ainda, para u.s.u.a.r.i.o@gmail.com e todos serão entregues para a mesma Caixa de Entrada? Para o Gmail, estes exemplos são iguais. Ele não reconhece pontos e é equivalente você colocar o domínio como ‘googlemail.com’ ou ‘gmail.com’.

Outro segredo do e-mail do Google são os operadores especiais. Se enviarmos um e-mail para usuario+exemplo@gmail.com, ele será entregue para a mesma Caixa de Entrada do exemplo anterior. Ele desconsidera o que está após o operador ‘+’ e antes do ‘@’. O detalhe é que você pode criar um filtro para e-mails destinados a este endereço e classificá-los de maneira diferente. Aí a utilidade do complemento.

Após um ano de existência, o Gmail passou a disponibilizar o espaço incrível de 2GB e adotou a idéia do ‘infinity + 1′, na qual o objetivo é aumentar ininterruptamente o espaço. E é assim até hoje, com a capacidade em quase 2,9GB.

Em 2006, o Gmail ganhou integração com o Gtalk. É possível conversar instantaneamente dentro do Gmail. Além disso, uma série de outras atualizações foram implementadas pela equipe do Google e integrações com o Calendar, o Picasa e outros foram realizadas.

Hoje é modelo de mercado. São poucos os concorrentes que podem oferecer um serviço tão completo, funcional e livre de falhas como o Google Mail. Mais uma linha de trabalho que o GooAinda não tem Gmail? Crie um agora mesmo.



Um comentário:

DP disse...

Que bom que você copia e nem sequer se dá ao trabalho de revisar o título, alterar alguma coisa, hospedar a imagem em um servidor teu ou, o correto, citar o link do WektaBlog dizendo que retirou de lá.

Depois acha que vai crescer.. Seu Blog está destinado ao extermínio. Tenha essa certeza!